Uff, não é nada agradável acordar às 2 ou 3 da manhã,e sentir "aquela" sensação de pele, pijama e cama molhada... (só me aconteceu 3 vezes )
Para mim que ainda estou ostomizado há relativamente pouco tempo (desde 21 de Outubro de 2010) mudar a placa é ainda, e com certeza será sempre, um processo que requer alguma atenção e concentração.
Por isso, quando há uma fuga a meio da noite, ando sempre um pouco à nora, com uma toalha tentando suster a urina para não sujar o chão, e entretanto colocar todos os materiais a jeito para a mudança.
Para minimizar o problema, inspecciono todas as noites a placa e se noto que a barreira branca está a alargar bastante, deixo tudo preparado à noite, para me facilitara tarefa em caso de "azar".
Neste caso, habituei-me a contar 10 objectos que deixo sobre a banca da casa de banho, preparados, a saber:
1. Placa (Holister - uso 3 dias)
2. Saco (Holister uso dia e meio)
3. Conveen prep (Coloplast - pequenos envelopes embebidos num líquido protector da pele)
4. Pequena gaze para colocar sobre o estoma em caso de estar a produzir
5. Pacote de lenços de papel ( muito suaves para secagem da pele)
6. Um leque (sim, daqueles de senhora) para ajudar na secagem da pele
7. Saco de plástico,( fornecido com os sacos Holister) para guardar os materiais usados e deitar para o lixo
8. Espelho (de aumento) para ajudar na colocação da placa
9. Esponja para limpeza do estoma e da pele (esponja natural muito suave , vende-se no Continente nos produtos de bébé), que guardo numa daquelas caixas de guardar próteses dentárias.
10. Sabão azul que guardo numa pequena saboneteira.
Com esta "artilharia" pronta e no lugar durmo mais descansado e em caso de fuga tudo se torna mais simples. Seria interessante ouvir e comparar outras formas de proceder... todos juntos sabemos mais!
Abraço
K
Nota : O link "Shat's... "está há dois dias em baixo, não se consegue aceder. A administradora está a fazer os possíveis por regularizar a situação que não está fácil.
Juntei uma outra ligação útil link em espanhol, muito útil e completa.
Sem comentários:
Enviar um comentário